Domingo, 4 de maio de 2025
Redenção

Tucumã, São Félix do Xingu e Ourilândia contribuem para o Pará ser grande produtor de cacau

No próximo domingo (09/04), quando os cristãos celebram a Páscoa, o chocolate feito com cacau cultivado em solo paraense certamente estará na confraternização não apenas dos paraenses, mas em várias partes do mundo, por conta do fascínio cada vez maior que a amêndoa do fruto exerce em quem a experimenta.

O Estado do Pará é o maior produtor de cacau do Brasil. A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) através do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) é otimista e confirma que a tendência é de o Pará continuar se mantendo na liderança nacional com uma representatividade de 50,32% da produção nacional. Quando comparada com outros Estados da região Norte, a produção estadual é líder absoluta com uma representatividade de quase 96%.

Os municípios de Tucumã, São Félix do Xingu e Ourilândia se mostram como terrenos férteis para o afloramento da produção de cacau, pelas condições naturais e a organização das cooperativas de agricultores.

Os três municípios reúnem cerca de 3 mil cultivadores de cacau ofertando centenas de empregos direto e indiretamente. (Da Redação. Foto: Ilustrativa).