Domingo, 4 de maio de 2025
Redenção

Idosos são maiores vítimas de golpes nos consignado

Golpes aplicados por quadrilhas que ofertam falsos serviços de empréstimos consignados estão entre os principais tipos de atendimentos realizados pelos Procons no país. As principais vítimas são pessoas idosas, na faixa etária entre 61 a 70 anos.

A facilidade para a obtenção do crédito e a oferta de taxas de juros mais baixas oferecidas pelas empresas de fachada acabam tornando-se atrativos para que esse público caia em armadilhas.

Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra o atendimento realizado por 26 Procons Estaduais e Distrito Federal, apontam que em 2022 foram realizados 1.100.644 atendimentos pelos Procons integrados, sendo a maior parte dos atendidos pessoas com idade entre 61 a 70 anos, o que representa 21,1% dos atendimentos.

Este tipo de golpe também representa o maior número de atendimentos no Procon-Pará, envolvendo pessoas idosas, conforme explica a diretora do órgão, Gareza Moraes. “No Procon, a nossa grande demanda com idosos, na faixa etária de 61 a 70 anos, é relacionada a empréstimos consignados ou cartão consignado, que o consumidor idoso desconhece. Normalmente, os golpes acontecem através de redes sociais, de telefone, WhatsApp ou pela internet”, informou. (Pryscila Soares/Diário do Pará)