Sábado, 21 de junho de 2025
Redenção

Ô-é Paiakan Kayapó assume a unidade regional da Funai

Pela primeira vez uma liderança indígena estará à frente da Coordenação Regional Kayapó Sul do Pará da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), localizada no município de Tucumã.

Ô-é Paiakan Kayapó, 37 anos, assistente social e cacica, desde maio de 2021, da Aldeia Krenhyedjá, de Ourilândia do Norte, foi empossada no cargo na última sexta-feira (14), com a presença da presidente da Funai, Joenia Wapichana, e de um representante do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), além de lideranças indígenas e autoridades locais.

Uma das primeiras cacicas do povo Mẽbêngôkre, a nova coordenadora regional da Funai é filha de Paulinho Paiakan, liderança histórica que lutou pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção da floresta. Formada em serviço social e mestranda em antropologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), Ô-é já trabalhou na saúde indígena, na Associação Floresta Protegida, na União das mulheres indígenas da Amazônia Brasileira e no Instituto Paiakan, que dá sequência ao legado do seu pai. Também é membro da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa). (Assessoria de Comunicação/Funai).