Sexta-feira, 2 de maio de 2025
Redenção

Febre Oropouche: conheça os sintomas e como prevenir a doença transmitida por mosquito

A Febre Oropouche, é uma arbovirose transmitida pelo mosquito borrachudo. Ela causa dores musculares, na cabeça e articulações, além de febres e outros sintomas similares à dengue e chikungunya. No Tocantins, duas pessoas em Palmas foram diagnosticadas.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os casos estão sendo monitorados e mesmo com as confirmações não há motivos para alerta. Além disso, amostras negativadas para dengue ou chikungunya também passam pela testagem para investigação de Febre Oropouche.

Confira os temas abordados na matéria:

Quais os sintomas da Febre Oropouche?
Casos descobertos no Tocantins
Doença tem tratamento?
Febre Oropouche pode levar à morte?
Quando a doença foi descoberta?

Quais os sintomas da Febre Oropouche

A doença pode causar tontura, calafrios, fotofobia (sensibilidade à luz), náuseas e vômitos; diarreia; manchas no corpo e coceira.

O diagnóstico da Febre do Oropouche é feito em laboratório e além dos sintomas citados, em casos mais raros, o paciente pode ter o sistema nervoso central comprometido, afetando as meningites e encefalites.

Casos descobertos no Tocantins

No Tocantins, duas pessoas foram diagnosticadas com a doença. Uma mulher de 62 anos e um homem de 34, ambos de Palmas. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a mulher começou a sentir os sintomas em abril deste ano. Nenhum dos dois está internado.

(Por Stefani Cavalcante, g1 Tocantins. Foto: Agência Pará Divulgação)