O governo da Grécia emitiu novas ordens de evacuação nas imediações de Atenas nesta segunda-feira (12) devido aos incêndios florestais que se aproximam rapidamente da capital.
Apesar dos esforços para conter as chamas, as autoridades do Serviço de Proteção Civil determinaram que os moradores de mais cinco localidades abandonem suas residências, depois que centenas de pessoas foram obrigadas a deixar pelo menos oito áreas da região neste domingo (11).
“As forças da Proteção Civil lutaram duramente durante toda a noite, mas, apesar dos esforços sobre-humanos, o fogo continua sua rápida propagação”, declarou o porta-voz dos bombeiros, Vassilis Vathrakogiannis, à imprensa.
Dois hospitais, um pediátrico e outro militar, foram evacuados. Os pacientes foram transferidos para outros centros médicos durante a madrugada em Penteli, a 15 km ao nordeste de Atenas.
Vinte e nove crianças hospitalizadas foram transferidas para estabelecimentos da capital. Seis pessoas, incluindo um bombeiro, foram hospitalizadas, mas estão fora de perigo, segundo o presidente do sindicato de funcionários de hospitais públicos, Michalis Giannakos.
(Por France Presse/G1; Fotos: Angelos TZORTZINIS / AFP)