A Universidade Federal do Pará (UFPA) dá início, nesta quarta-feira (5), ao movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, em Belém. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica e destacar o protagonismo das vozes amazônicas no debate sobre mudanças climáticas.
A programação do evento inclui debates, exposições científicas e a participação de especialistas de diversas regiões do Brasil. A proposta é fortalecer o diálogo entre diferentes setores da sociedade, envolvendo movimentos populares, instituições locais e pesquisadores, para ampliar a discussão sobre soluções ambientais que serão abordadas na COP 30.
A UFPA também criou, em dezembro de 2024, a Comissão Executiva da COP 30, formada por cinco professores de distintas áreas do conhecimento: Antônio Maués, Flávio Barros, Izabela Jatene, Leandro Juen e Maria Ataíde Malcher. O grupo atuará na organização e representação acadêmica da universidade no evento mundial sobre mudanças climáticas, que será realizado em Belém, em 2025.
Com a iniciativa, a UFPA busca consolidar a participação acadêmica e social na construção de propostas para o enfrentamento das questões climáticas que afetam a Amazônia e o planeta.
FONTE: (G1 PARÁ)