O café arábica, a variedade mais consumida no Brasil, atingiu o maior preço dos últimos 30 anos, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19).
Segundo o Cepea, o café arábica tipo 6 alcançou o valor recorde de R$ 2.769,45 por saca de 60 kg no dia 12 de fevereiro. O aumento expressivo representa uma alta de mais de R$ 500 apenas em 2025, reforçando a pressão sobre o mercado consumidor.
O aumento no preço é atribuído aos baixos estoques de café tanto no Brasil quanto no mercado internacional. Para a safra 2025/26, a expectativa é de que a produção continue modesta, impactada principalmente pelas condições climáticas adversas. O calor excessivo e a seca podem comprometer a qualidade dos grãos, que correm o risco de secar antes da colheita.
“Vale lembrar que a produção da safra 2025/26 já foi prejudicada pelo calor e pela seca em boa parte de 2024. Assim, as temperaturas daqui para frente serão cruciais para que haja um produto de boa qualidade nesta temporada”, destacou o Cepea.
Além disso, a demanda aquecida pelo café, mesmo diante do reajuste de preços, continua exercendo pressão sobre o mercado, contribuindo para a manutenção dos valores em alta.
Fonte: (Camila Stucaluc, SBT News), Preço do café arábica atinge maior valor em 30 anos | Unsplash