A União Europeia suspenderá por 90 dias suas primeiras contramedidas contra as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um comunicado no X nesta quinta-feira (10).
“Tomamos nota do anúncio feito pelo presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que tiveram forte apoio de nossos Estados-membros, nós as colocaremos em espera por 90 dias”, disse ela.
A decisão da UE vem logo após Trump anunciar pausa de 90 dias na aplicação de parte das chamadas “tarifas recíprocas”, ao mesmo tempo em que mantém a sobretaxa global de 10%, que se aplica ao Brasil, e aumenta para 125% a taxa sobre produtos chineses.
Os países-membros da UE haviam aprovado na quarta-feira (9) uma lista inicial de produtos norte-americanos que estariam sujeitos a tarifas, dando ao bloco o poder de impor taxas sobre alguns produtos já na próxima semana. A comissão informou que os impostos poderiam começar a ser cobrados a partir de 15 de abril.
Von der Leyen saudou o recuo de Trump, o qual classificou como “um importante passo no sentido de estabilizar a economia global”.
(InfoMoney/Paulo Barros/Agências de notícias. Foto: InfMoney)