Quarta-feira, 30 de julho de 2025
Redenção

Pessoa mais velha do mundo morre aos 116 anos no RS

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, a pessoa mais velha no mundo, morreu aos 116 anos na quarta-feira (30). Ela nasceu em 1908, na cidade de São Francisco de Assis, na Região Central do RS. A informação foi confirmada pela família.

Inah morreu pela idade. “Organismo foi parando aos poucos, sem nenhuma doença”, explicou o sobrinho.

Embora ela afirmasse que seu nascimento ocorreu em 27 de maio de 1908, a LongeviQuest – grupo de pesquisadores que afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo – afirma que a data seria 8 de junho, a partir de pesquisas.

Segundo a biografia dela no site da organização, ela teve seis irmãos e começou a sua jornada religiosa aos 16 anos no internato Santa Tereza de Jesus em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do RS.

Inah vivia na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre e adorava sua rotina. Em 1º de outubro de 2024, quando é celebrado o dia do idoso, levou com bom humor quando foi perguntada sobre a sua idade. “Poucos anos. 116”.

Mais tarde, ela se mudou para Montevideo, no Uruguai, onde, em 27 de dezembro de 1928, fez seus votos e se tornou uma freira. Em 1930, ela voltou ao Brasil para ensinar português e matemática em uma escola de Tijuca, no Rio de Janeiro. No começo dos anos 40, retornou a Santana do Livramento, onde continuou lecionando.

Em 2018, quando se aproximava o seu aniversário de 110 anos, ela recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco. A bênção veio acompanhada de um certificado que Inah orgulhosamente exibe onde reside.

(Por Esther Fischborn, Madu Brito, g1 RS e RBS TV. Foto: LongeviQuest/Reprodução)