Sexta-feira, 9 de maio de 2025
Redenção

Governo de Goiás pode ter acesso a câmeras de lojas e casas para reforçar a segurança

Uma parceria entre o setor privado e o poder público lançou um sistema de segurança integrada e colaborativa. O projeto “Connecta Goiás” prevê que câmeras de monitoramento de casas e lojas sejam integradas ao sistema de segurança do estado. A participação de moradores e comerciantes não é obrigatória e prevê o pagamento de uma mensalidade.

“Esse projeto é ‘Connecta’ porque ele une o privado com forças de Segurança Pública, ao legislativo e ao governo executivo”, explicou Sérgio Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Eletrônica do Estado de Goiás (Siese-GO).

O lançamento do Connecta Goiás foi realizado na quarta-feira (7), em Goiânia. O projeto de lei que permitiu a criação dele foi proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (União), vigente desde fevereiro de 2024.

A iniciativa é uma parceria entre a Fecomércio Goiás e o Sindicato das Empresas de Segurança Eletrônica do Estado de Goiás (Siese-GO), com apoio do Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia e Alego. O objetivo é auxiliar no combate ao crime, ajudar na prestação de socorro, realizar a leitura de placas de veículos e até reconhecimento facial de possíveis desaparecidos ou foragidos, a partir da instalação de totens com câmeras de alta tecnologia e inteligência artificial avançada.

(Por Yanca Cristina, Honório Jacometto, g1 Goiás e TV Anhanguera. Foto: Maykon Cardoso/Alego)