Uma iniciativa que une dignidade, trabalho e reinserção social. Assim é definido o “Projeto Recomeçando”, promovido pela Prefeitura de Marabá em parceria com o Governo do Estado e o Poder Judiciário.
A ação permite que internos do regime semiaberto realizem serviços como limpeza urbana e capina, com remuneração, redução da pena e apoio à família.
Durante a assinatura do termo de cooperação, o juiz da Vara de Execuções Penais, Caio Berardo, destacou a importância da união de forças para garantir um dos principais objetivos do Estado: a ressocialização. “trabalho como um todo dignifica o homem, mostra o significado do valor da pessoa e desse modo esses indivíduos que se encontravam em uma situação de cumprimento, de pena, acabam tendo uma oportunidade de realmente demonstrarem que estão cada vez mais preparados para reintegrar a sociedade de modo colaborativo. ”, disse o magistrado.
Para o diretor do sistema penal de Marabá, Roberto Nazário, o projeto quebra o estigma de que não há oportunidades para quem cumpre pena. “Estamos falando de pessoas que querem mudar, trabalhar e recomeçar. E o sistema penal paraense oferece essas condições com respeito aos direitos fundamentais”, declarou.
Depoimentos de quem vive a mudança
Jackson Suba Reis, de 24 anos, cumpre pena por roubo e participa do projeto. Para ele, a chance de trabalhar e reduzir a pena representa esperança. “Sempre tive boa conduta, trabalhei na unidade e hoje recebo essa oportunidade. Acredito na minha mudança, e esse projeto me dá uma chance real de mostrar isso”, disse.
(Dol Carajás/Victoria Sampaio Gomes. Foto: divulgação)