Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Redenção

Rádio resiste à era digital e segue forte no Brasil

Mesmo com a ascensão das redes sociais, plataformas de streaming e outros formatos de mídia digital, o rádio continua a exercer um papel essencial na vida dos brasileiros. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, mais de 80% da população nas 13 principais regiões metropolitanas do país escutam rádio regularmente. Em média, são 3 horas e 58 minutos diários dedicados ao meio.

O estudo revela ainda que a maior parte dos ouvintes escuta rádio pelo celular (41%), seguida do rádio tradicional (34%) e de computadores e tablets (10%). A evolução tecnológica, no entanto, não representou uma ameaça para o meio. Pelo contrário, abriu portas. “Hoje o rádio é para o mundo. A gente consegue chegar em locais que nunca imaginou chegar”, observa o radialista Naldinho, ao comentar sobre a expansão das rádios para plataformas digitais e aplicativos.

Outro dado relevante é que 64% da audiência se dá durante atividades cotidianas, como tarefas domésticas, deslocamentos e exercícios físicos. Em cidades menores, com até 50 mil habitantes, o rádio mantém uma presença ainda mais marcante.

Além da programação musical e informativa, o rádio continua sendo um dos meios mais eficientes para publicidade. “O rádio é muito mais rápido. Em qualquer lugar você pode ouvir as promoções”, e destaca a credibilidade do locutor como um diferencial diante da desinformação presente em outras mídias. “A internet ainda não é totalmente confiável. No rádio, a credibilidade vem do ao vivo e da presença dos locutores.”

Em um cenário de incertezas e excesso de informações, o rádio segue como um dos poucos meios que conseguem combinar tradição, credibilidade e inovação, que funcionam como um tripé que garante sua relevância mesmo diante das transformações tecnológicas e sociais.

(Victoria Sampaio Gomes/Fonte: Agência Brasil, Playlist Software Solutions.