Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Redenção

Fraudes no INSS: atendimento presencial será feito nos Correios e começa dia 30

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) que começará o atendimento presencial às vítimas de fraudes e descontos indevidos no INSS no próximo dia 30.

Esse atendimento será feito apenas nas agências dos Correios, e não nos postos de atendimento do próprio INSS. Segundo o Ministério da Previdência Social, serão mobilizadas 4.730 agências em 66% das cidades brasileiras.

O atendimento virtual pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135 segue em vigor, e oferece os mesmos serviços.

A ida a uma agência é apenas uma opção adicional. Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr e nem formar filas.

Segundo a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, as agências prestarão os seguintes serviços: identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais – e qual foi a entidade responsável; protocolar pedido de informações adicionais; informar o retorno do INSS sobre esse pedido, e a data para essa nova visita aos Correios; orientar o beneficiário sobre como fazer a contestação e o pedido de ressarcimento.

Segundo a diretora, a lista das agências dos Correios com esse atendimento presencial estará disponível nos sites dos Correios e do INSS ou pelo telefone 135.

(Por Alexandro Martello, g1 — Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)