Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Redenção

Início antecipado de temporada de pipas faz crescer número de acidentes envolvendo a rede elétrica em GO

O número de acidentes envolvendo a rede elétrica e pipas chegou a 173 casos de janeiro até o início de maio, de acordo com dados da Equatorial. Vinicyus Lima, gerente do centro de operações da concessionária em Goiás, contou que o aumento se deve ao clima.

“Esses eventos acontecem, normalmente, em épocas de férias. Nós estamos tendo um aumento maior neste mês de maio porque o clima está propício para a criança chegar em casa e soltar pipa, por conta do tempo limpo, com um vento fraco e frio”, afirmou.

Vinicyus destacou que os números de acidentes registrados são referentes aos locais onde a rede desligou após um curto elétrico provocado pelo contato da linha, principalmente cortante com “cerol”, com a fiação.

De acordo com dados da Equatorial, em 2024, até o final de maio, 182 casos de acidentes envolvendo pipas em contato com a rede elétrica foram registrados, número que a concessionária acredita que pode ser superado até o final do mesmo mês este ano.

Entre os municípios com maior número de casos estão:

Goiânia – 28 casos

Aparecida de Goiânia – 24 casos

Águas Lindas de Goiás – 17 casos

Anápolis – 12 casos

Caldas Novas – 12 casos

Senador Canedo – 4 casos

Planaltina – 2 casos

Evite acidentes

Para evitar acidentes mais graves, a Equatorial conta com um sistema de disjuntores que desligam o fornecimento de energia elétrica no local do curto imediatamente após o contato com a fiação, afirmou o gerente.

(Por Vinicius Mo, g1 Goiás. Foto: divulgação)