Subsídios do governo, o programa espacial dos EUA e até um escândalo sexual entraram na briga entre o presidente americano, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk, seu ex-aliado.
A desavença se tornou pública repentinamente na quinta-feira (5), após uma série de troca de insultos entre as duas partes pelas redes sociais. Embora abalada nos últimos meses, a relação de Trump e Musk permaneceu cordial até o fim de maio.
Enquanto o presidente ameaçou prejudicar os negócios do bilionário sul-africano, Musk acusou Trump de fazer parte do esquema de abuso sexual de jovens de Jeffrey Epstein.
O estopim para a briga de Trump e Musk se tornar pública foi um grande projeto de lei orçamentária proposto pelo governo Trump e apelidado de “One Big Beautiful Bill” (Um Grande e Belo Projeto de Lei, em tradução livre).
O projeto tem mais de mil páginas e visa implementar cortes permanentes de impostos, especialmente sobre renda individual e heranças, além de incluir reformas significativas em programas de bem-estar social, políticas de imigração, defesa e energia.
(Por Daniel Médici, Wesley Bischoff, g1 — São Paulo. Foto: AP Photos)