Terça-feira, 1 de julho de 2025
Redenção

Brasil perde bilhões com portos defasados e capacidade de carga no limite

O Brasil vem deixando de movimentar bilhões de dólares todos os anos em razão de um problema crônico: saturados, os portos nacionais não conseguem atender a demanda de mercadorias por problemas de infraestrutura.

O que aconteceu

Os portos no Brasil não conseguem receber grandes navios. A capacidade de uma embarcação de contêiner (grande caixa de metal que traslada a carga pelos navios) é medida em TEU — 6,1 metros de espaço para carregar até 16 toneladas. Acontece que os canais dos portos brasileiros têm calado raso, e não podem receber os maiores navios do mundo, com capacidade para 24 mil TEUs.

Calado determina capacidade de navegar dos navios de carga. É a distância vertical entre a quilha do navio e o a linha de flutuação da água. A medida é determinante para medir a capacidade de atracamento de um navio.

Maiores embarcações são de 13 mil TEUs. Só no ano passado um navio de 366 metros e 14,4 mil TEUs atracou por aqui pela primeira vez, diz o Centro Nacional de Navegação Transatlântica (CentroNave). Mesmo assim, operou com carga reduzida já que nenhum dos seis portos que podem recebê-lo têm calado de 16 metros, profundidade minima para que esse tipo de embarcação opere com o máximo de contêineres.

US$ 1 bilhão a menos para transportadoras. A cada ano, 499.200 TEUs deixam de ser transportados nas rotas Santos-Ásia, Santos-Europa e Santos-Mediterrâneo por causa do calado. É US$ 1 bilhão a menos do potencial de faturamento para as transportadoras.

(Wanderley Preite Sobrinhodo UOL, em São Paulo. Foto: Reprodução)