Quinta-feira, 3 de julho de 2025
Redenção

Laboratório de Genética Forense realiza coleta de perfis genéticos de custodiados em 9 municípios do Pará

Peritos criminais que atuam no Laboratório de Genética Forense, da Polícia Científica do Pará (PCEPA), já realizaram 11 coletas de DNA em custodiados para o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). As coletas fazem parte de uma ação integrada da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB), e a PCEPA.

Foram 933 coletas só neste semestre. “A meta que o BNPG nos repassa é de mil coletas por ano, então o fato de conseguirmos quase bater a meta anual em poucos meses é muito positivo”, comentou gerente do Laboratório de Genética Forense e administradora do Banco de Perfis Genéticos no Pará, Elzemar Rodrigues.

A coleta, neste ano, iniciou em abril, com equipe de peritos criminais que se deslocaram por unidades prisionais em 9 municípios paraenses, como Santa Izabel, Mocajuba, Paragominas, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Parauapebas, Cametá e Breves.

Atualmente, há 10.615 cadastros no Banco Nacional de Dados de Coleta de Material Genético, coletados nos últimos 10 anos nas unidades prisionais do Pará. “É importante essa coleta não só para identificar os crimes, mas para que possamos inibir situações futuras, porque a partir do momento que eles sabem (custodiados) que o seu perfil está ali, eles também ficam receosos de cometer novos crimes e ter sua identificação”, explicou a gerente.

(Agência Pará/Por Monique Leão/Polícia Científica. Foto: divulgação)

Visited 1 times, 1 visit(s) today