Sexta-feira, 4 de julho de 2025
Redenção

Carreiros viajam mais de 100 km durante sete dias para Romaria do Divino Pai Eterno

Uma comitiva de carreiros viajou mais de 100 km em sete dias para a Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. No grupo estão várias gerações para agradecer às graças recebidas. Eles fazem questão de manter a tradição, passada de pai para filho.

“A gente não tem muito o que pedir, tem muito o que agradecer, porque Deus só dá bênçãos para a gente”, disse Ana Maria Duarte, que é candieira (responsável por guiar os bois).

Egnaldo Vieira lidera o grupo, que saiu de Abadiânia, a cerca de 112 km de Trindade. Uma viajem que de carro levaria pouco mais de uma hora, mas que de carro de boi gastou uma semana. Ele contou algumas curiosidades, como uma placa de identificação numerada do carro de boi.

“Antigamente, os carros de boi tinham que tirar um imposto, igual o carro da gasolina hoje. Então essa placa aqui era do meu avô. Corumbá de Goiás, esse é do ano de 1944, e Goiás é com Z, olha aqui”, disse o carreiro.

Tradição e cultura

Um dos pontos altos da Romaria do Divino Pai Eterno é o tradicional desfile dos carros de boi, tradição que remete aos primórdios dessa devoção. De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), o desfile de carros de boi é uma manifestação de fé e tradição.

(Por Vinícius Silva, Fábio Castro, g1 Goiás e TV Anhanguera. Foto: Diomício Gomes/O Popular)

Visited 8 times, 1 visit(s) today