O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta segunda-feira (7) uma série de cartas para diferentes parceiros comerciais. O republicano estabeleceu alíquotas mínimas sobre produtos importados que vão de 25% a 40% e têm vigência a partir de 1º de agosto.
Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, pelo menos 14 países devem receber cartas sobre comércio.
Alguns dos países que vão receber as cartas e as tarifas anunciadas por Trump:
África do Sul: 30%
Cazaquistão: 25%
Coreia do Sul: 25%
Japão: 25%
Laos: 40%
Malásia: 25%
Myanmar: 40%
A decisão foi anunciada por meio de cartas enviadas aos líderes das nações e publicadas pelo republicano em seu perfil na rede Truth Social.
Trump já havia antecipado neste domingo (6) que os EUA enviariam cartas a seus parceiros comerciais, especificando os valores de taxas que esses países teriam de pagar caso não negociassem acordos com a maior economia do mundo.
As cartas enviadas aos países seguem um padrão semelhante: Trump afirma que o gesto representa uma demonstração da “força e do compromisso” dos EUA com seus parceiros e destaca o interesse em manter as negociações, apesar do déficit comercial significativo.
“A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Japão uma tarifa de apenas 25% sobre todos os produtos japoneses enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais”, informa a carta enviada ao primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru.
(Por Redação g1 — São Paulo. Foto: Poder 360)