Segunda-feira, 14 de julho de 2025
Redenção

Ração contaminada mata mais de 240 cavalos em 4 estados, diz ministério

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nota no domingo (13) em que afirma que uma contaminação de rações equinas de uma empresa já provocou a morte de 245 cavalos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirma que tem conduzido investigações desde o recebimento da primeira denúncia, em 26 de maio. Em todas as propriedades investigadas os equinos que adoeceram ou vieram a óbito consumiram produtos da empresa. Já os animais que não ingeriram as rações permaneceram saudáveis, mesmo quando alojados nos mesmos ambientes.

O caso causa prejuízos, um dos garanhões mais premiados e valiosos do país morreu em Atalaia, Alagoas, com suspeita de intoxicação alimentar. Quantum de Alcateia, avaliado em R$ 12 milhões, vivia no haras Nova Alcateia, quando começou a apresentar sintomas graves e não resistiu.

Quantum era considerado uma das grandes promessas da raça Mangalarga Marchador principalmente pela produção. De acordo com o haras, 69 cavalos morreram no local até o dia 7 de junho após consumirem rações.

(Por g1. Foto: Arquivo pessoal/Luciano Conceição)

Visited 2 times, 1 visit(s) today