O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu uma medida cautelar que suspende os efeitos da nova jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre inelegibilidade, beneficiando diretamente o ex-prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira. A decisão, proferida na terça-feira (15), determina o retorno do político ao cargo e cancela as eleições suplementares que estavam marcadas para 3 de agosto de 2025.
A medida representa uma vitória significativa para Siqueira, que teve seu mandato cassado em 3 de março deste ano e vinha enfrentando um processo que resultaria em sua inelegibilidade. Com a decisão do STF, o ex-prefeito poderá reassumir imediatamente o comando do Executivo municipal, encerrando o período de gestão interina de Jairo Rejanio de Holanda Souza, presidente da Câmara de Vereadores que assumiu o cargo após a cassação.
O afastamento ocorreu em meio a um processo que questionava aspectos de sua elegibilidade e condutas durante o exercício do mandato, embora os detalhes específicos das acusações não tenham sido divulgados nas informações disponíveis.
(Correio de Carajás. Dorivan Marinho/SCO/STF)