A Praia do Tucunaré, um dos cartões-postais mais queridos de Marabá, vive dias de intensa movimentação com o Maraverão 2025. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento movimenta também o turismo e conta com o apoio de outros órgãos, reunindo uma grande estrutura montada para receber milhares de pessoas com segurança, serviços públicos funcionando a pleno vapor e uma programação que vai muito além da música e do lazer.
Quem visita a Praia do Tucunaré este ano, já pode notar o trabalho de várias equipes que atuam diretamente na praia: Defesa Civil, Departamento de Segurança Patrimonial (DMSP), Secretaria de Saúde (SMS), Meio Ambiente, Procon, além do apoio de outras secretarias. Em meio ao vai e vem de banhistas, ambulantes e turistas há um esforço conjunto para garantir que a temporada seja aproveitada com conforto, organização e respeito ao espaço público.
Pulseirinhas e orientações que salvam
Um dos serviços mais importantes prestados é o da Defesa Civil, que atua na prevenção de desaparecimento de crianças, distribuindo pulseirinhas de identificação com o nome e o telefone dos pais. Segundo Ricardo Corrêa, agente da Defesa Civil, esse serviço tem feito toda a diferença.
“A gente orienta as famílias, coloca a pulseira nas crianças e, se elas se perderem, fica mais fácil encontrá-las. Também damos dicas sobre saúde, onde procurar atendimento, além de reforçar a preservação do meio ambiente e o descarte correto do lixo. A prefeitura colocou tonéis de lixo em vários pontos da praia e a gente pede que usem, pra evitar acidentes e manter tudo limpo”.
São 14 agentes da Defesa Civil atuando nos dois pontos de travessia, tanto no embarque na Marabá Pioneira quanto no lado da praia, reforçando a segurança e repassando orientações importantes à população.
Preservação dos ninhos das gaivotas e tracajás
Na outra ponta das ações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem um papel fundamental na proteção da fauna local. Uma das preocupações deste ano são os ninhos de gaivotas e quelônios, constantemente ameaçados pela movimentação de quadriciclos na areia.
Outro ponto de destaque nas ações do fim de semana foi a atuação do Procon Marabá, que fiscalizou o transporte fluvial até a praia e os preços cobrados aos consumidores.
(Ascom/Osvaldo Henriques. Foto: Paulo Sérgio)