A construção da ponte que liga os estados do Tocantins e Pará pelos municípios de Xambioá e São Geraldo, sobre o Rio Araguaia, ainda não foi concluída por falta dos acessos à estrutura. Essa etapa depende de desapropriações na região onde a ponte foi construída.
O contrato para a obra da ponte foi assinado em 2017, no governo Temer. Nesse período, o custo da estrutura saltou de R$ 132 milhões para R$ 204,2 milhões, sem contar os R$ 28,6 milhões que devem ser investidos apenas nos acessos.
A travessia entre os dois estados faz parte da BR-153 e devia ter sido entregue há mais de dois anos. Quem avista a estrutura de longe vê a ponte quase pronta.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a entrega deve acontecer no segundo semestre de 2025, mas a data certa não foi informada. Isso porque ainda será preciso concluir processos de desapropriação de moradores do lado do Pará.
No Tocantins, o DNIT informou que todos os processos foram concluídos no primeiro semestre deste ano. Mas no estado vizinho ainda vão ocorrer as primeiras audiências de conciliação, agendadas para os dias 6 e 7 de agosto deste ano.
Enquanto a obra não é entregue para uso dos motoristas, a travessia pelo Rio Araguaia segue sendo feita por balsas operadas pela empresa Pipes Empreendimentos LTDA. Na segunda-feira (14), uma das embarcações colidiu com um pilar da ponte em construção.
A balsa estava carregada com ônibus e caminhões e, de acordo com a Pipes, a força dos ventos somada à altura dos veículos empurrou a balsa contra um dos pilares, causando a colisão. O incidente causou danos à embarcação, mas não houve prejuízos à ponte e nem deixou feridos.
(Por Patricia Lauris, g1 Tocantins. Foto: Dnit/Divulgação)