O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), executou mais de 295 ações estratégicas durante a Operação Verão 2025, encerrada no último domingo (3).
As atividades foram realizadas nos principais balneários da Região Metropolitana de Belém, como Outeiro e Mosqueiro, além do município de Salinópolis, no nordeste paraense.
A operação integrou o calendário de ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com foco na prevenção, fiscalização e garantia da ordem durante o período de maior circulação nas áreas de lazer do estado.
As ações envolveram equipes do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR) e da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME), que atuaram no cumprimento de mandados judiciais, buscas e recapturas, além da fiscalização de pessoas monitoradas por tornozeleiras eletrônicas.
Durante os cinco finais de semana da Operação Verão, a Seap mobilizou um efetivo de aproximadamente 2.900 policiais penais, distribuídos nas 54 unidades prisionais do estado e em suas forças especializadas.
A coordenação ficou a cargo da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago), com o apoio da Assessoria de Segurança Institucional (ASI) e do Comando de Ações Penitenciárias (Cope).
(Agência Pará/Por Fúvio Maurício – SEAP). Foto: divulgação)