A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 103 kg de ouro em uma abordagem a uma caminhonete na segunda-feira (4), em Boa Vista (RR). Dividido em barras, o minério foi avaliado em R$ 61 milhões pela cotação atual do Banco Central. O motorista do carro, de 30 anos, foi preso.
A apreensão do ouro foi a maior registrada no país pela PRF, informou a corporação em Brasília.
O motorista dirigia a caminhonete quando foi parado pela PRF na altura da ponte dos Macuxis, na BR-401, por volta de meio-dia. No veículo também estavam a esposa e o filho do casal, um bebê de 9 meses.
Agentes suspeitaram de inconsistências na documentação apresentada pelo motorista e decidiram fazer uma busca mais detalhada. Foi então que localizaram as barras de ouro escondidas no painel do carro. O motorista do carro trabalha com construção civil e “grandes obras”, segundo a PRF.
A segunda maior apreensão de ouro em Roraima foi de 21 kg em junho de 2024. À época, duas pessoas foram presas. Elas estavam com 33 barras ilegais.
O minério apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal para investigação. A caminhonete, uma Hilux ano 2024, não estava registrada em nome do motorista preso. A PRF não divulgou a quem pertence o veículo.
(Por Nalu Cardoso, Caíque Rodrigues, g1 RR — Boa Vista. Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR)