Quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Redenção

‘Não vou me humilhar’: Lula descarta ligar para Trump e diz que debaterá tarifaço com os Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista à agência de notícias Reuters, que só pretende ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando sentir que há disposição real para diálogo. Até lá, afirmou que não vai se humilhar.

Segundo o presidente, a intenção é debater o tarifaço com o Brics — grupo de países em desenvolvimento do qual o Brasil faz parte, junto com a China, a Rússia e a Índia, dentre outros.

A fala ocorre no momento em que o governo brasileiro enfrenta uma crise diplomática com os Estados Unidos após o anúncio de tarifas comerciais de 50% contra produtos brasileiros, medida adotada unilateralmente por Trump.

Lula e Trump, rivais políticos, nunca conversaram.

“Pode ter certeza de uma coisa: o dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar”, declarou Lula.

A tarifa anunciada por Trump entrou em vigor na quarta-feira (06). Os EUA cobram uma sobretaxa de 50% para entrada de produtos brasileiros no país, a mais alta cobrada pelo governo norte-americano.

Cerca de 35,9% das exportações brasileiras aos EUA serão afetadas, segundo estimativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

(Por Guilherme Mazui, Isabella Calzolari, g1 — Brasília. Foto: Alexsander Ferraz/AT)