O Governo do Estado do Pará, por meio da Polícia Militar, vem fortalecendo a formação cidadã de crianças e adolescentes com o programa PMZITO, que já beneficia mais de 1,4 mil participantes em 15 municípios paraenses.
Com duração de um ano, a iniciativa oferece aulas regulares em temas como ética, cidadania, direitos humanos, primeiros socorros, prevenção ao uso de drogas, educação ambiental e educação física, entre outros.
O PMZITO é voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, regularmente matriculados na rede pública ou privada de ensino. Para participar, é necessário estar com a carteira de vacinação atualizada e apresentar atestado médico que comprove aptidão para as atividades. Ao final do curso, os alunos recebem o certificado de “Cidadão PMZITO”.
Atualmente, o programa está presente nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Soure, Breves, Salinópolis, Xinguara, Tucuruí, Altamira, Santarém, Rurópolis, Itaituba e Acará, incluindo comunidades quilombolas e ribeirinhas.
Os instrutores do programa são policiais militares com formação continuada e perfil pedagógico.
(Agência Pará/Por Giovanna Abreu -SECOM. Foto: Vinicius Pinto / Ag. Pará)