Terça-feira, 12 de agosto de 2025
Redenção

Morre Miguel Uribe, pré-candidato da Colômbia baleado durante discurso

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, vítima de um atentado em junho durante comício em Bogotá, morreu nesta segunda-feira (11) após mais de dois meses lutando pela vida, afirmou sua esposa, Maria Claudia Tarazona.

Uribe, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín.

O senador foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua na capital colombiana, em meio ao crescimento de atos políticos visando as próximas eleições presidenciais na Colômbia, marcadas para março de 2026.

Desde então, Uribe estava internado no Fundação Santa Fé de Bogotá. Ele foi estabilizado após estar à beira da morte, e seguia sob tratamento. No entanto, Uribe “regrediu à condição crítica devido a um episódio de hemorragia no sistema nervoso central”, segundo boletim do hospital no sábado (9). Ele foi submetido a uma cirurgia de emergência e precisou voltar a ser sedado, segundo o hospital.

O atentado a Uribe foi o primeiro de uma onda de ataques ocorridos na Colômbia, que reviveram fantasma da violência política no país dos anos 1990. Na época, três candidatos à presidência foram assassinados durante a campanha eleitoral.

(Por Redação g1. Foto: Luigi Venegas /Wikimedia Commons)