Quinta-feira, 4 de setembro de 2025
Redenção

Estudantes estaduais de Ourilândia do Norte são destaque nacional na 2ª Jornada de Foguetes, em Brasília

Na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romildo Veloso e Silva, em Ourilândia do Norte, sul do Pará, dedicação e aprendizado são palavras que marcam o dia a dia de educadores e estudantes. Entre os inúmeros projetos que marcam o cotidiano escolar, o grande carro-chefe é o projeto “No Topo do Saber”, que tem transformado a forma como os estudantes vivenciam o aprendizado e resulta em conquistas expressivas em olimpíadas científicas nacionais.

Um dos resultados foi alcançado na 2ª Jornada de Foguetes do Cerrado, realizada em Brasília, no Distrito Federal, entre os dias 28, 29 e 30 de agosto. Ao todo, 38 estudantes da unidade participaram do evento, que contou com intensa programação científica, cultural e educacional, e reuniu estudantes de todo o Brasil.

Na etapa principal do evento – o lançamento de foguetes de Nível 4 (Ensino Médio – Propulsão com reação química), a Escola Estadual Dr. Romildo Veloso brilhou com a Equipe Constellar, conquistando resultados expressivos, com seis medalhas de ouro; três medalhas de prata e uma de bronze.

A professora de Química, Poliana Romualdo, obteve medalha de ouro na categoria “Foguete do Professor”, reconhecimento importante por seu papel central na preparação e acompanhamento da equipe.

No Topo do Saber – Criado em 2024, o projeto nasceu com o objetivo de estimular a pesquisa, o raciocínio lógico, o interesse pelas ciências e a integração das diferentes disciplinas do currículo escolar.

A jornada também contou com a presença da diretora da escola, Arlene Reis, e do vice-diretor pedagógico, Deuseval Borges, que acompanharam os estudantes em todas as etapas da competição.

(Agência Pará/Por Fernanda Cavalcante –SEDUC. Foto: divulgação)