Domingo, 7 de setembro de 2025
Redenção

Governador em exercício do Tocantins exonera todos os secretários do primeiro escalão

Após assumir como governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), exonerou todos os secretários do primeiro escalão da gestão estadual. Os nomes foram publicados no Diário Oficial de quarta-feira (3), que traz mais de 50 exonerações.

A troca de gestores acontece menos de 24h após Wanderlei Barbosa (Republicanos) ser afastado do cargo pelo prazo de 180 dias. A medida foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no inquérito que apura o desvio de recursos públicos na compra de cestas básicas no Tocantins, na pandemia de Covid-19.

Em coletiva de imprensa, Laurez disse que as exonerações atendem uma recomendação do ministro Mauro Campbell, do STJ. O governador em exercício afirmou que vai “pensar bem” antes de escolher os novos secretários para a gestão.

O Diário traz a nomeação de Sebastião Pereira Neuzin Neto como secretário executivo interino da Casa Civil, e Luiza Rocha Pinheiro como secretária de estado da comunicação. Gestores das outras pastas ainda não foram divulgados.

Durante o mandato de vice-governador, Laurez assumiu o governo pela última vez em 2023. Depois disso, Wanderlei propôs uma emenda à Constituição Estadual para permanecer no cargo mesmo durante viagens. O texto foi aprovado em 2024.

(Por Brenda Santos, Kaliton Mota, g1 Tocantins, TV Anhanguera. Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)