A desaprovação do governo Lula (PT) segue em 51%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). A aprovação da gestão do presidente também se manteve igual em relação ao levantamento do mês passado e está em 46%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.
Veja os números:
Aprova: 46% (eram 46% na pesquisa de agosto);
Desaprova: 51% (eram 51%);
Não sabem/não responderam: 3% (eram 3%).
A diferença entre aprovação e desaprovação segue a menor desde janeiro de 2025, quando havia empate técnico: 49% desaprovavam o governo Lula, enquanto 47%, aprovavam naquele mês.
O pico de diferença entre aprovação e desaprovação ocorreu em maio deste ano, quando 17 pontos separavam avaliação a negativa (57%) da positiva (40%).
Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, a pesquisa mostra que a recuperação da popularidade do governo Lula, iniciada em julho após o tarifaço de Trump, foi interrompida em setembro.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos e tem 95% de nível de confiança.
A aprovação ao governo Lula é maior na região Nordeste, com 60%, seguido de Centro-Oeste/Norte (45%), Sudeste (41%) e Sul (39%).
Já a desaprovação à gestão petista é maior no Sul (60%), Sudeste (55%), Centro-Oeste/Norte (52%) e Nordeste (37%).
A avaliação do governo Lula segue em empate técnico entre as mulheres, com 48% tanto para aprovação (eram 48% em agosto), quando para a desaprovação (eram 49% em agosto). A margem de erro é de 3 pontos.
Entre os homens, houve oscilação de um ponto para cima na desaprovação, que está em 54%, enquanto a aprovação segue em 44%. A margem de erro é de 3 pontos.
(Por Arthur Stabile, Felipe Turioni, Gustavo Petró, g1 — São Paulo. Foto: EBC)
