Sete pessoas foram presas suspeitas de integrar uma facção criminosa responsável por extorquir comerciantes, durante a Operação Scutum Viperae, da Polícia Civil, cumprida na manhã desta terça-feira (23), em Campo Verde, Jangada e Acorizal, no MT.
Ao todo, foram cumpridos 30 mandados judiciais, sendo 12 de busca e apreensão domiciliar, sete de prisão preventiva e 11 de bloqueio de bens, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) da Comarca de Cuiabá.
De acordo com a Polícia Civil, os investigados atuavam na prática de diversos crimes, entre eles tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro, tortura e extorsão. O grupo exigia de comerciantes pagamentos mensais que variavam entre R$ 100 e R$ 600, sob o pretexto de oferecer proteção.
As investigações começaram em março deste ano, após a apreensão de comprovantes de transferências via PIX e depósitos em dinheiro feitos por comerciantes a contas ligadas aos suspeitos. O valor, segundo a polícia, era repassado rapidamente para contas de mulheres ligadas aos líderes da organização.
(Por g1 MT. Foto: Polícia Civil de Mato Grosso)
