No intuito de tornar o espaço religioso mais acessível, a Basílica Santuário de Nazaré anunciou, na quarta-feira (24), que vai realizar algumas missas em inglês, espanhol, francês e em Libras durante o período do Círio de Nazaré e da COP 30, em Belém.
Pouco menos de um mês separa os dois eventos: o Círio, que tem uma série de procissões sendo as principais delas nos dias 11 e 12 de outubro, e a COP 30, que deve começar em 10 de novembro.
Além das celebrações, os fiéis também contarão com confissões e visitas guiadas no museu Memória de Nazaré, em seus respectivos idiomas.
“Participar das celebrações em seu próprio idioma permite ao turista uma vivência profunda da devoção Mariana, o que promove um intercâmbio cultural rico e significativo”, informou a Basílica de Nazaré ao divulgar o calendário.
Muitos turistas de outras cidades e também de outros estados e países procuram a capital paraense todos os anos para o Círio de Nazaré. Realizada há mais de 200 anos, é uma das maiores festas religiosas do mundo e recebe cerca de 2 milhões de fiéis no segundo domingo de outubro.
A expectativa é que Belém receba até 50 mil pessoas durante a COP 30, que reunirá autoridades de dezenas de países.
Inaugurada em 1909, a Basílica Santuário de Nazaré é a igreja mais conhecida na capital paraense e onde fica a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padreira dos paraenses e da Amazônia. É nela que serão realizadas as missas em outros idiomais em datas específicas.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: Reprodução/ Jornal Nacional)
