Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Redenção

Pequi pode ajudar no tratamento de doenças nos rins e reduzir colesterol, apontam estudos

O pequi, fruto típico do Cerrado, pode contribuir para a prevenção e manejo de doenças renais crônicas e ainda ajudar na redução do colesterol ruim (LDL), segundo estudos experimentais. A nutricionista Vivian Serra da Costa, do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), explica que os benefícios estão ligados principalmente ao alto teor de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios presentes na polpa.

“Os estudos apontam que o pequi tem efeito nefroprotetor, ou seja, protege os rins. Isso porque ele ajuda a reduzir inflamações, marcadores de estresse oxidativo e até a proteinúria, que é a perda de proteína pela urina”, detalha Vivian.

Segundo a especialista, o fruto também pode auxiliar no controle do colesterol. Pesquisas mostraram melhora no perfil lipídico, com aumento do colesterol bom (HDL) e redução do ruim (LDL). “Isso tem relação direta com a presença de ácidos graxos e antioxidantes, que ajudam a equilibrar as taxas no organismo”, complementa.

Nutrientes e propriedades

O pequi é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega-9, além de conter vitamina A (na forma de β-caroteno), vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Também possui fibras e compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

“Apesar dos benefícios, precisamos lembrar que os estudos clínicos ainda são limitados. O pequi não é remédio, é um alimento que pode somar dentro de um estilo de vida saudável”, alerta Vivian.

(Por Bárbara França, g1 Goiás. Foto: Diomício Gomes/O Popular)