Com o calor intenso que tem atingido o estado do Tocantins, o número de registros de incêndios em veículos tem alarmado motoristas. Só em 2025, até o mês de setembro, foram registrados 88 casos no Tocantins, sendo 40 apenas em Palmas, segundo os Bombeiros.
As altas temperaturas podem agravar falhas mecânicas, causar superaquecimento do motor e facilitar o início de incêndios. O tenente do Corpo de Bombeiros, Thiago Macêdo, alerta que a falta de manutenção preventiva é um dos principais fatores que contribuem para esses acidentes.
“A pessoa que não realiza a manutenção nas datas estabelecidas pelos manuais dos veículos e vai deixando o tempo passar, pode estar com a parte elétrica dando indícios de algum defeito, alguma avaria e a pessoa não tem como identificar. É o momento que pode ocorrer alguma situação de incêndio”, comentou.
Deixar garrafas plásticas, isqueiros e aerossóis dentro do veículo também pode causar riscos. Esses objetos podem sofrer reações químicas ou até explodir com o calor, tornando o interior do carro ainda mais inflamável.
No domingo (28), uma caminhonete avaliada em R$ 350 mil foi completamente consumida pelas chamas na TO-458, em Ipoeiras, região central do estado. O veículo tinha som automotivo e ficou irrecuperável. Não houve feridos.
(Por Brenda Santos, Ana Paula Rehbein, g1 Tocantins e TV Anhanguera. Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
