O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos atingiu em 2025 o maior patamar já registrado desde 2020, início da série histórica. Só neste ano, 2.268 pessoas foram extraditadas ao país, segundo a Polícia Federal.
O recorde foi alcançado com o voo que trouxe 110 passageiros na noite de quarta-feira (1º) ao Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais.
A soma de deportados para o Brasil de janeiro a 1° de outubro já é 37% maior que o número de todo o ano de 2024.
Desde janeiro, já foram 24 voos de deportação, sendo um ainda durante o governo de Joe Biden, e 23 no de Donald Trump, que tomou posse em 20 de janeiro.
A expectativa é que outros 12 voos cheguem até dezembro, em frequência semanal. Até então, o maior número havia sido em 2021, quando 2.188 brasileiros foram deportados.
A chegada em Confins está ligada a questões de logística. O aeroporto tem capacidade para receber voos desse porte e conta com conexões que facilitam o retorno dos deportados às suas regiões de origem, principalmente por estar próximo de cidades que registram um maior número de emigrantes – como Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
(Por Dener Alano, TV Globo — Belo Horizonte. Foto: FAB/divulgação)