O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversam, na manhã desta segunda-feira (6), sobre as tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.
Segundo apurou a CNN, o telefonema estava previsto para ocorrer às 10h e foi mantida em sigilo pelos governos dos dois países.
No dia 23 de agosto, durante discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Trump mencionou a possibilidade de conversar com Lula, após relatar uma “química excelente” entre ele e o petista.
Assessores de Lula preferiam um primeiro contato por telefone ou vídeo para depois viabilizar uma reunião presencial entre os presidentes.
A estratégia permitiria a Lula e Trump tirarem dúvidas e identificarem pontos de convergência e divergência na negociação comercial. Eles também poderiam estabelecer aos poucos uma relação de confiança.
(Reportagem em atualização)
(Américo Martins, Gustavo Uribe e Pedro Teixeira, da CNN Brasil, Londres e Brasília. • Marcelo Camargo/Agência Brasil | Andrew Harnik/Getty Images)
