Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Redenção

Bombeiros esforçam para conter queimadas em Marabá

O mês de setembro registrou 45 ocorrências de incêndios florestais em Marabá, segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Apesar do número menor em comparação ao mesmo período do ano passado, a quantidade ainda preocupa, especialmente devido à combinação entre altas temperaturas, baixa umidade do ar e práticas inadequadas da população.

De acordo com o comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar, coronel Galúcio, o trabalho de combate foi intensificado com reforços extras. Além das equipes de plantão 24 horas no quartel, militares de folga foram mobilizados para atuar no enfrentamento das chamas. O município também recebeu apoio da Operação Fênix, que desloca bombeiros de outras regiões para auxiliar no Sul e Sudeste do Pará.

Segundo o comandante, além das condições climáticas, práticas como o uso de fogo para limpeza de terrenos e queima de lixo contribuem significativamente para o surgimento desses incêndios. “Essas queimadas, muitas vezes feitas sem controle, saem do domínio das pessoas e atingem áreas maiores. É importante lembrar que elas configuram crime ambiental quando não são autorizadas pelos órgãos competentes”, reforçou.

(Victória Gomes / DOL Carajás – Fonte: James Oliveira / RBATV. Foto: divulgação)