A abertura oficial da 233ª edição do Círio de Nazaré ocorre nesta terça-feira (7), em Belém. A programação começa com uma missa às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Júlio Akamine.
Ao fim da celebração, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o clero, convidados e representantes do governo do estado e da prefeitura participam do momento mais esperado da noite: a iluminação da fachada da Basílica. O ato simbólico marca oficialmente o início da Festividade Nazarena de 2025.
Após a cerimônia, terá início o “Bendito Encontro”, espetáculo que reúne exclusivamente artistas do segmento católico em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. O evento celebra a fé e a devoção por meio da música, abrindo oficialmente a programação cultural da festividade nazarena.
No palco, se apresentam Padre Cavalcante, Felipe Alcântara, Walmir Alencar (Adoração e Vida), Davison Silva e Rafael Morel, que farão homenagens musicais à padroeira, embalando a emoção que toma conta de Belém na semana do Círio.
A abertura do espetáculo contará com uma coreografia assinada por Rolon Ho, com participação do balé da Cia dos Cabanos, marcando o início das apresentações culturais da festividade
“O Bendito Encontro nasceu para unir fé e cultura em um mesmo espaço. Hoje, ver apenas artistas católicos homenageando a Mãe de todos nós é um passo de maturidade do show de abertura e um testemunho de que esse projeto não é meu, é Dela. Eu apenas sigo sendo um instrumento de Nossa Senhora”, afirma Tayana dos Santos, idealizadora do projeto.
Além da música, o “Bendito Encontro” também será marcado pela solidariedade. Durante o evento, será promovida uma campanha de doação de alimentos e materiais de limpeza destinados ao Hospital Ophir Loyola, em apoio à campanha Outubro Rosa.
Criado em 2022, o espetáculo já se consolidou como o grande momento de abertura das festividades do Círio, reunindo milhares de devotos na Praça Santuário e transformando a primeira noite da celebração em um ato de fé coletiva e expressão cultural.
Homenagens e premiações
Enquanto o show de abertura movimenta a Praça Santuário, a Casa de Plácido será palco da premiação dos vencedores do 31º Concurso de Redação do Círio de Nazaré.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: Ascom/DFN)
