Na terça-feira (14), o 34° Batalhão de Polícia Militar do Pará, juntamente com o Comando de Policiamento Regional II (CPR-II), lançaram o programa PMZITO em Marabá, que tem como foco a prevenção da violência e do crime entre crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade.
O coronel PM Francisco, do CPR-II, explica que o primeiro polo do PMZITO em Marabá irá atender 30 crianças, entre 10 a 15 anos e que estão em situação de vulnerabilidade social, com atividades lúdicas que visam o comprometimento com a plena cidadania.
Durante um ano, a PM vai oferecer aulas distribuídas em nove disciplinas, divididas em sete módulos, que exercitam temáticas como direitos humanos, preservação à natureza, sustentabilidade, ética, entre outros. “Isso vai fazer com que elas se tornem adultos conscientes e longe de qualquer tipo de situação que venha a comprometer a imagem delas”, disse.
Para o coronel, o trabalho reflete as ações desempenhadas pelo Governo do Pará em estimular educação social infanto-juvenil, para a comunidade não apenas de Marabá, mas de todo o estado.
O PMZITO funciona como uma extensão social da Polícia Militar, oferecendo apoio às crianças, assim como já acontece há anos com o PROERD (Programa Educacional de Resistência Drogas e à Violência), que também é uma iniciativa importante da PM no combate às drogas, principalmente nas escolas. Fico muito feliz em ver essa ação sendo realizada e espero que outras ações semelhantes sejam criadas para beneficiar a nossa comunidade.
(Por: Kauã Fhillipe com informações de Josseli Carvalho e da Agência Pará. Foto: divulgação)
