O Ministério Público do Pará (MPPA) prendeu uma homem em flagrante e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão. A ação fez parte da investigação do assassinato de um sindicalista ocorrido em fevereiro deste ano em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará.
A operação, batizada de “Terra e Sangue”, foi realizada nos dias 22 e 24 de outubro pela Força Tarefa de Homicídios no Campo e decorrentes de Conflitos Agrários do MPPA, com apoio de diversos órgãos como o Centro Integrado de Investigação (CI) e promotorias de Justiça de Altamira e Vitória do Xingu.
O objetivo é apurar o crime que vitimou o agricultor Ednaldo Palheta da Cunha, conhecido como “Naldo”, assassinado no dia 10 de fevereiro deste ano. O caso ganhou repercussão e mobilizou movimentos sociais ligados ao campo, que cobraram o esclarecimento dos fatos.
A motivação do crime, segundo as investigações, seria conflitos agrários ligados à disputa de terras ocupadas por posseiros em uma propriedade rural na região.
Durante a operação, foram cumpridos os 14 mandados judiciais em cinco cidades paraenses: Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Novo Repartimento e Belém.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: MPPA )
