Respirando com apenas 70% de um dos pulmões e com um cilindro de oxigênio ao seu lado, a dona de casa Eleniweley Araújo, de Palmas, conseguiu reformar partes da casa onde mora com ajuda da boa ação de voluntários. Antes, ela não tinha itens que pudessem oferecer maior dignidade e comodidade em casa, como a pia dentro da cozinha ou mesmo forro.
“Eu não teria condições, não teria recursos para comprar o material e nem para mão de obra. Tanto é que eu estava com o banheiro descoberto, só tinha subido as paredes porque uma amiga me doou os tijolos, estava destampado em cima. Uma situação mesmo muito crítica”, lamentou a moradora.
Por causa da condição de saúde comprometida, sequela da Covid-19, a dona de casa não consegue trabalhar e sobrevive do que recebe do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Reformar a casa seria inviável, mas ela conseguiu com a ajuda de Elisângela Almeida e outros voluntários, que fazem parte de um programa de construções de casas para pessoas carentes.
Por causa da dificuldade financeira, outras reformas que ainda precisam ser feitas estão na fila. Mas agora, há uma nova expectativa. O Governo Federal acabou de lançar o programa “Reforma Casa Brasil”. A intenção é permitir que famílias possam financiar valores acima de R$ 5 mil com juros menores, justamente para reforma dos seus lares.
(Por Patricia Lauris, Kaliton Mota, g1 Tocantins e TV Anhanguera. Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
