No Tocantins, mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) devem fazer a prova de vida em 2025 para continuar recebendo o benefício. O prazo para a comprovação começa no dia 3 de novembro e vai até o dia 31 de dezembro deste ano.
A prova de vida é feita para comprovar a existência física do beneficiário e pode ser feita sem sair de casa por meio do aplicativo Meu RPPS no celular.
Após o envio das informações, o Igeprev analisará os dados em até cinco dias úteis e o próprio aplicativo informará se a prova de vida foi validada.
Confira como fazer a prova de vida pelo celular:
Baixe o aplicativo Meu RPPS na loja do seu celular;
Entre em sua conta ou crie uma nova com o CPF;
Procure o botão no menu principal, clique na opção Prova de vida ou Recadastramento prova de vida;
Envie seu documento oficial com foto de frente e o verso. Você pode tirar a foto na hora ou selecionar uma que já esteja salva na sua galeria;
Clique em Capturar foto ou Fazer reconhecimento facial, para provar que está vivo. Certifique-se de estar em um local bem iluminado e posicione o celular na altura do rosto;
Finalize a prova de vida clicando em Finalizar ou Sim e aguarde a confirmação de que o processo foi concluído com sucesso.
Caso haja alguma pendência durante o processo de análise do Igeprev, o aposentado será notificado e poderá refazer o procedimento diretamente pela plataforma.
(Por Andressa Ribeiro, g1 Tocantins. Foto: Morgana Taíse/Governo do Tocantins)
