O Paraná terá mais 33 colégios Cívico-Militares e 14 escolas com a gestão terceirizada, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O número é resultado de uma consulta pública realizada em 146 escolas estaduais. Das 50 consultadas sobre a expansão do modelo Cívico-Militar, 33 aprovaram o projeto.
Das 96 consultadas sobre a implementação do programa Parceiro da Escola, que transfere a gestão da instituição para uma empresa privada, a comunidade escolar de duas aprovaram a proposta.
A votação em outras 12 escolas que receberão o projeto não atingiu o quórum mínimo de 50% estipulado pela Seed e, com isso, foram selecionadas com base em critérios técnicos, conforme a secretaria.
A implementação dos projetos deverá ser feita já a partir de 2026.
Com a expansão, o Paraná totalizará 345 instituições dentro do modelo cívico-militar. Dessas, 12 fazem parte do Programa Paraná Integral (PPI).
Nas escolas parte do projeto, a gestão é compartilhada entre dois diretores: um civil, responsável pela parte pedagógica, e um militar da reserva, que cuida da disciplina e rotina, com apoio de policiais e bombeiros também da reserva.
(Por g1 PR — Curitiba. Foto: Hugo Silveira / SEED)
