Domingo, 7 de dezembro de 2025
Redenção

Bombeira passando mal em incêndio na COP30; ao menos 3 pessoas estão hospitalizadas

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma bombeira civil tossindo muito e sendo amparada por equipes de emergência após o incêndio que atingiu a Blue Zone da COP30, em Belém, área onde ficam as negociações oficiais do encontro climático. A cena foi registrada durante a evacuação do prédio tomado pela fumaça.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, 21 pessoas receberam atendimento, sendo que 19 estão relacionados à inalação de fumaça e dois à crise de ansiedade. Doze deles tinham sido liberados até as 18h. Não houve pessoas feridas.

Mais cedo, um bombeiro que participou da operação de resposta ao incêndio, e que também pediu para não ter o nome divulgado, descreveu a situação dentro da estrutura:

“Até agora, as informações que a gente tem é que aconteceu o incêndio, mas ainda não se sabe o que causou o fogo, porque vai ter que ser feita a perícia. Até então, sem nenhuma vítima. Teve gente aqui fora com crise de ansiedade, mas nada mais grave”, afirmou.

Fumaça contaminou sistema de refrigeração

De acordo com ele, o fogo foi controlado e o foco do trabalho passou a ser a exaustão da fumaça acumulada nos ambientes internos.

“O incêndio aparentemente já foi controlado. A questão agora é a fumaça, que se espalhou por todo o local. Está sendo usado exaustor para tentar tirar o máximo possível dessa fumaça. O problema é que ela já está em todo o sistema de refrigeração”, explicou.

O bombeiro também afirmou que a estrutura montada para a conferência utiliza materiais considerados não inflamáveis.

“Os materiais de revestimento, das estruturas, não são inflamáveis. Porém, podem ter materiais inflamáveis dentro dos próprios locais, nos estandes. Equipamentos, objetos e outros itens acabam aumentando a carga de incêndio”, disse.

(Foto: Douglas Pingituro/Reuters. Por Gil Sóter, g1 Pará — Belém)