A “Blue Zone” (Zona Azul – área restrita da ONU na COP) foi evacuada após um incêndio em um dos pavilhões, quinta-feira (20), em Belém.
O fogo iniciou atrás de um pavilhão da África, onde ocorria um painel. As chamas rapidamente consomem a estrutura do pavilhão e o teto; e as pessoas começam a correr.
Agentes de segurança atuaram para retirar as pessoas do local. Não há registros de feridos. Ao menos duas pessoas foram atendidas após inalarem fumaça.
Em comunicado, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, órgão da ONU responsável pela COP, informou que “o chefe dos bombeiros do país anfitrião ordenou a evacuação de todo o local” e que “o Corpo de Bombeiros realizará verificações de segurança completas”.
A Zona Azul, também chamada de Blue Zone, é o principal espaço da Conferência do Clima. Ela é a área onde estão as salas onde se reúnem os negociadores e ministros.
Também é o espaço onde países montam seus stands para divulgar projetos e iniciativas. Foi nesta região que o fogo foi registrado.
Logo após o registro das chamas, a imprensa internacional repercutiu o caso — há dezenas de correspondentes estrangeiros acompanhando a reunião em Belém.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: Juliana Bessa / g1)
