Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Redenção

Ponte do rio Araguaia foi inaugurada sem iluminação e com cabeceira provisória

A ponte sobre o rio Araguaia na BR-153, ligando Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), foi inaugurada esta semana, no dia 18 de novembro, com grande solenidade e participação de autoridades políticas.

Desde então, ela está plenamente liberara para o tráfego de veículos, mas alguns pontos sobre a obra sofreram questionamentos.

A comunidade de São Geraldo estranhou a falta de iluminação sobre a ponte, um item que tem a ver com a segurança de quem transita por ali à noite e que foi amplamente divulgado como parte do projeto inicial da obra.

De outro lado, sobre o traçado original da cabeceira (aterro de aceso) da ponte do lado do Tocantins, onde houve uma adaptação.

A obra do anel viário, que não estava no contrato original da ponte, foi selecionada pelo governo federal como um novo investimento para a região, com início previsto para o primeiro semestre de 2026.

Considerada um marco para o desenvolvimento regional, a estrutura possui 1.727,36 metros de extensão. A plataforma conta com 12 metros de largura de pista e acostamento, além de calçadas de 1,50 metro de largura em cada lado. Os acessos à ponte totalizam 2.010 metros, sendo 310 metros no lado paraense e 1.700 metros no lado tocantinense, mantendo as mesmas especificações de largura da plataforma e calçadas.

(Correio de Carajás. Fotos: Evangelista Rocha)