A Coca-Cola anunciou na quarta-feira (10) a promoção de Henrique Braun, um executivo da própria companhia, ao cargo de presidente-executivo. Ele substituirá James Quincey num momento em que as grandes empresas de alimentos e bebidas buscam adaptar suas estratégias a consumidores que procuram opções mais saudáveis e com preços acessíveis.
Nos últimos anos, linhas como as bebidas sem açúcar e produtos premium — entre eles o leite Fairlife — ajudaram a manter o desempenho da Coca-Cola mais firme num cenário de consumo instável, diferentemente do que ocorreu com concorrentes como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun começaram na companhia em 1996 e passaram por diferentes posições de liderança ao redor do mundo. Agora, aos 57 anos, Braun assumirá oficialmente o comando da multinacional em 31 de março.
Ele foi nomeado diretor de operações em janeiro, cargo em que acumulou experiência em áreas estratégicas, como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e gestão das operações de engarrafamento.
“Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, afirmou Braun em comunicado divulgado pela empresa.
Quem é Henrique Braun?
Com dupla nacionalidade — nasceu na Califórnia e foi criado no Brasil — Braun acumulou, ao longo de quase três décadas, experiências em áreas centrais da empresa, incluindo operações, marketing, inovação, cadeia de suprimentos e gestão de engarrafadores.
Ele é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), possui mestrado em ciência pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University. Sua trajetória na Coca-Cola começou em 1996, quando ingressou como trainee na área de Engenharia Global, em Atlanta.
(Por Redação g1 — São Paulo. Foto: Divulgação/Coca-Cola)
