Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Redenção

Lula diz que pode vetar redução de pena para Bolsonaro se for aprovada: ‘Ele tem que pagar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na quinta-feira (11) que não gosta de dar “palpite” em assuntos de outro Poder, no caso o Legislativo, mas que vai avaliar a possibilidade de vetar o PL da Dosimetria, caso o texto seja aprovado pelo Congresso Nacional.

O texto prevê a redução das penas dos condenados pela trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foi a primeira vez que Lula se manifestou sobre a proposta e afirmou que Bolsonaro “tem que pagar pela tentativa de golpe”.

O petista deu a declaração em entrevista à TV Alterosa, de Minas Gerais, ao ser questionado sobre o projeto já aprovado pela Câmara e que aguarda a análise do Senado.

“O Congresso Nacional está discutindo, agora vai para o Senado, sabe? Vamos ver o que vai acontecer. Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Então, agora, é o seguinte, deixa o Poder Legislativo se manifestar. Quando chegar na mesa do Poder Executivo, eu vou tomar minha decisão”, afirmou o presidente.

A proposta em debate no Congresso Nacional é uma alternativa ao PL da Anistia, que perdoava as penas dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos golpistas.

O relator da dosimetria na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), prevê que, com a redução da pena, o tempo de prisão em regime fechado de Bolsonaro pode ser reduzido para 2 anos e 4 meses.

(Por Kellen Barreto, g1 — Brasília. Foto: Ricardo)