Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Redenção

Caminhões atravessam nova ponte construída entre Tocantins e Maranhão após desabamento

Diversos caminhões foram filmados atravessando a ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) na noite de segunda-feira (15), na BR-226. Segundo último balanço divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a estrutura está com 95% de conclusão, recebendo os últimos serviços para entrega ainda em dezembro.

De acordo com o DNIT, o teste de carga ainda não foi realizado, mas não explicou do que se trata a travessia dos veículos que aparecem nas imagens.

O departamento informou que o teste de carga está previsto para ocorrer no final desta semana. E que ele visa “avaliar a segurança da estrutura, com a instalação de sensores que farão medições das variações durante a passagem dos veículos”. Depois disso, será gerado um relatório com os dados coletados, que garantirá a segurança e a aderência da ponte ao projeto.

Conforme o último cronograma, divulgado pelo Dnit na sexta-feira (12), as equipes estavam trabalhando na execução dos acessos, na protensão dos cabos laterais do balanço sucessivo, no asfaltamento da ponte e na implantação das barreiras New Jersey e do guarda-corpo.

As próximas etapas a serem realizadas seriam a aplicação das juntas de dilatação do balanço sucessivo e dos encontros nas duas margens, além da execução das calçadas nos acessos e da laje de transição no lado tocantinense da ponte.

A antiga ponte de Estreito, construída na década de 1960, caiu por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. A tragédia deixou 14 mortos, três desaparecidos e uma pessoa ferida.

(Por Patrício Reis, g1 Tocantins. Foto: Estreito Online/Divulgação)